Belver

Blog da LIGA DE AMIGOS DE BELVER, freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, CONSTITUIDA NO DIA ONZE DE MARÇO DE MIL NOVECENTOS E OITENTA E SETE POR ESCRITURA LAVRADA NO CARTÓRIO NOTARIAL DE CARRAZEDA DA ANSIÃES

07 outubro 2011

Reforma das autarquias

O governo mandou publicar um Documento Verde sobre a reforma das autarquias para discussão publica. Uma das partes desse documento revela a intenção de diminuir drasticamente o número das freguesias. Numa leitura superficial, parece-se que, se esse documento vier a ser lei, o nosso concelho ficará reduzido a meia dúzia de freguesias em vez das 19 existentes. Entendo que a Liga deve tomar posição sobre o assunto. O desaparecimento da freguesia de Belver é possível, como de muitas outras. Se isso for inevitável, há que pensar a melhor forma de defender os interesses dos habitantes. Gostaria de ouvir as opiniões de todos os conterrâneos. Ler mais...

http://www.diariodetrasosmontes.com/cronicas/cronicas.php3?id=1238&linkCro=1

6 Comments:

At outubro 07, 2011, Blogger Abcdesporto said...

Considerando as nossas freguesias terem um elevado nº de pessoas idosas, divirjo em parte com a tomada de posição do governo. Se já agora não é muito fácil satisfazer a vontade de algumas povoações, com esta tomada de posição será muito mais difícil.

Ao contrário da informação que se está a difundir, as freguesias não vão desaparecer, simplesmente vão ser agregadas. No entanto a pergunta que se coloca é esta:
Qual a forma que o governo vai “Inventar” ou melhor encontrar, para colmatar ou poder dar respostas à população envelhecida de algumas das nossas freguesias do interior?

Por outro lado, outras podem eventualmente vir a beneficiar com esta transformação, uma vez que já eram esquecidas pelos seus autarcas (só eram lembradas em altura das eleições), pode ser que desta forma estas sejam beneficiadas, pois pouco ou nada têm a perder.

Vamos aguardar mais informação sobre esta matéria, para se poder fazer um justo juízo valor desta posição do governo.

 
At outubro 07, 2011, Blogger Fernando Gouveia said...

Tem razão, Carlos Fernandes. As freguesias permanecem,mas serão administradas de outra forma, ou seja, serão fundidas para efeitos de gestão. E, por isso, devemos estar atentos para escolher a que tipo de gestão ficaremos agregados (porque o governo quer freguesias ou agregados de freguesias com um mínimo de 500 habitantes). A gestão da nossa freguesia há vários anos está no Mogo, com os resltados que sabemos para Belver. Vamos continuando alerta. Um abraço.

 
At outubro 11, 2011, Blogger Abcdesporto said...

Visite o Blogue: "BelvernaLente", onde poderá ver a eventual reforma administrativa no concelho de arrazeda de Ansiães.

http://wwwbelvernalente.blogspot.com/2011_10_01_archive.html

 
At outubro 14, 2011, Anonymous Anónimo said...

onde posso ver a listagem das novas freguesias?

 
At outubro 14, 2011, Blogger Abcdesporto said...

A listagem das possiveis freguesias a agregar pode ser visializada no blogue:

http://wwwbelvernalente.blogspot.com/

 
At outubro 14, 2011, Blogger Abcdesporto said...

ou ainda no "Sítio" do Governo

 

Enviar um comentário

<< Home