Belver

Blog da LIGA DE AMIGOS DE BELVER, freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, CONSTITUIDA NO DIA ONZE DE MARÇO DE MIL NOVECENTOS E OITENTA E SETE POR ESCRITURA LAVRADA NO CARTÓRIO NOTARIAL DE CARRAZEDA DA ANSIÃES

30 maio 2009

A sede da LIGA corre riscos!

Durante do mês de Abril último, soubemos da intenção da Câmara Municipal de colocar à venda en hasta pública os antigos edifícios escolares das freguesias do concelho que deixaram de servir os fins do ensino.

Como é do conhecimento público, o edifício escolar de Belver tinha-nos sido cedido a título provisório, mediante protocolo assinado com a Câmara Municipal, para funcionar como sede e local das actividades da LIGA. O protocolo, assinado icicialmente por um ano com possibilidade de renovação, tinha sido reconduzido a nosso pedido e estava em vigor no momento em que se planeara a venda dos edifícios escolares. Logo que soubemos da intenção de venda contactámos o Sr. Presidente da Câmara, que nos informou de que o processo fora suspenso.

A Liga apresentou oportunamente mais um pedido de renovação do protocolo. Entretanto abordámos a questão em conversa privada com o Sr. Presidente da Câmara, que nos confirmou que o processo de venda fora suspenso, não tendo sido possível, por razões legais, vender os edifícios às Juntas de Freguesia sem realizar a hasta pública.

É muito provável que o destino dos edifícios escolares venha a ser decidido já com a Câmara Municipal que sairá das próximas eleições. Os candidatos estão em campanha e não deixarão de solicitar os votos dos habitantes de Belver.

Pede-se assim a todos os belverenses que nos ajudem a fazer pressão junto desses candidatos, para obter o compromisso de cedência da escola à LIGA a título definitivo. Como cidadãos, devemos defender a posição de que os edifícios públicos devem servir interesses públicos. E sendo a Liga a única estrutura associativa a funcionar na sede da freguesia, não se compreende que se veja privada dos meios de subsistir.

Isto implica da parte dos sócios da LIGA um maior envolvimento e um interesse acrescido. Temos consciência de que o nosso objectivo só será atingido se os sócios aderirem às nossas iniciativas e possibilitarem a realização de outras.

Aproveitamos para lembrar desde já que o encontro anual se realizará no início de Agosto.

2 Comments:

At maio 30, 2009, Blogger Blue Eyes said...

Olá caro conterrâneo:

É com tristeza que hoje aqui li esta notícia, embora já 'suspeita-se' que algo semelhante se passaria uma vez que já tinha ouvido que seria esse o 'fim' das escolas que estão 'desactivadas'.

Não sei se a ideia de um abaixo-assinado a fazer o 'pedido', a título definitivo, ao actual Presidente da Câmara não seria de pensar?!

Vamos ver se este ano conseguirei estar presente na nossa festa.

Com um até breve.

Orlanda Sousa

 
At julho 02, 2009, Blogger Fernando Gouveia said...

Obrigado pela sugestão e pelo interesse, Orlanda. Estamos atentos e deve encontrar-se solução. As próximas eleições autárquicas condicionam um pouco a tomada de decisões.
Esperamos todos vê-la em Belver no dia 1 de Agosto.
Um beijinho para si e família.

 

Enviar um comentário

<< Home