Belver

Blog da LIGA DE AMIGOS DE BELVER, freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, CONSTITUIDA NO DIA ONZE DE MARÇO DE MIL NOVECENTOS E OITENTA E SETE POR ESCRITURA LAVRADA NO CARTÓRIO NOTARIAL DE CARRAZEDA DA ANSIÃES

22 novembro 2014

Partida Eterna do Chefe Bastos

O Dia de hoje acordou com alguma chuva e muito cinzento. Cinzento porque foi com muita dor que recebi a noticia fatídica da partida eterna do Grande Amigo que Foi, É e Será para sempre - Chefe Bastos.
Homem com “H” Grande que sempre se pautou por trabalhar em prol da juventude.
Dedicado ao Escutismo que ele mesmo fundou neste concelho, sempre colocou na sua dianteira os valores da Insígnia da Flor de Liz.
...
O Velho Lobo como era chamado na família escutista, era amigo do seu amigo, leal, integro e muito brincalhão, mesmo nas horas mais difíceis da sua via, dizia estar sempre reparado para tudo.
Trabalhei com ele vários anos (talvez 18, a minha mocidade), a onde me valorizei como homem e chefe de familiar. A onde aprendi os verdadeiros valores da vida, tais como: amizade, lealdade e disponibilidade.
O Chefe Bastos Tudo fez para “deixar este Mundo um pouco melhor que o encontrou”
Eu deixo-lhe aqui a nossa Oração:
"Senhor Jesus
Ensinai-me a ser generoso,
A servir-Vos como Vós o mereceis,
A dar-me sem medida,
A combater sem cuidar das feridas,
A trabalhar sem procurar descanso,
A gastar-me sem esperar outra recompensa,
Senão saber que faço a Vossa vontade santa."
Que a Sua Ama Descanse em Paz . Ámen
As Minhas Sentida Condolências à família neste momento de estremo, pesar.

14 novembro 2014

Moinho do Ribeiro - Belver, CRZ

O Moinho do Ribeiro de Belver, da União das Freguesias de Belver e Mogo de Malta, do concelho de Carrazeda de Ansiães está implantado junto à linha de água de Belver com uma moagem de rodízio.

A Liga do Amigos de Belver (associação cultural do local) adquiriu-o com o intuito de o recuperar e no verão de 2013 os sócios já iniciaram obras ao nível do interior, bem como na colocação de uma porta nova de madeira, de acesso ao seu interior.

Localização: Edifício de fácil acesso, está localizado à saída de Carrazeda de Ansiães que fica a aproximadamente 3 km da sede do concelho, com as seguintes coordenadas: latitude 41°14’43.07"N - Longitude 7°16'19.50"W.

Como Chegar: Tomando como partido a direção de Vila Flor, antes de chegar à primeira rotunda, virar à direita e seguindo pela Estrada Municipal 627 para Belver.
Chagados a Belver e a aproximadamente 300 metros, depois da Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves, encontramos uma linha de água. Tomamos como direção o caminho de terra batida, (à nossa esquerda) e a 50 metros encontramos os lavadouros antigos (edifico
rasteiro em granito). Seguidamente deparamos com um edifício em pedra miúda com cobertura a uma água, em telha de canudo de barro vermelho, - Estamos assim junto do nosso moinho do “Ribeiro do Moinho” de Belver.


Tipo de Arquitetura: É um edifício que assenta numa planta arquitetónica quadrangular em alvenaria, com telha de canudo antiga, tem uma porta nova em madeira, virada a norte, a sul, na parede do edifício, do lado do ribeiro tem uma seteira para dar iluminação ao interior e por baixo desta fica a loja do moinho a onde trabalhava a roda de madeira.
No seu alçado principal tem uma abertura a onde vai culminar uma caleira de granito vinda a montante do edifício por onde passava a água para o seu interior, que servia como fonte de movimento para moer o cereal.
Por Carlos Fernandes

12 novembro 2014

Moinhos de Água de Belver - Carrazeda de Ansiães

Fala-se tanto na reabilitação de moinhos, e o Moinho do Ribeiro de Belver. Quanto a mim uma obra de arte, que esta a ser reabilitada com o trabalho e suor de algumas pessoas da terra com vontade de não deixarem esquecer este património.

Para quem o desconhece aqui ficam algumas fotografias.


 
Não esquecendo também os magníficos tranques de lavar a roupa, em granito com uma arquitetura invejável.
Isto, Belver de Carrazeda de Ansiães pode Oferecer a que nos visita.
 

10 novembro 2014

No dia 9 de novembro, por volta das 17 horas realizou-se em Belver, Carrazeda de Ansiães a visita ao cemitério da localidade para lembrar os que já partiram deste mundo e descansam na Paz do Senhor.

Como tem sido habito, também a Liga dos Amigos de Belver quis

lembrar os seus sócios já falecidos e os restantes que descansam em paz neste cemitério com a oferta de um Ramo de flores.

Por Carlos Fernandes - Belver